SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue89Trump: authoritarian, just another neoliberal republican, or both?Forming an elite or educating a people?: Forty years of secondary education in a democracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

ISSO, David; BECERRIL, Diego; MARTIN-LAGOS, M.ª Dolores  and  VENEGAS, Mar. "Oxalá a minha mãe tivesse feito por mim o que eu estou a fazer pela minha filha": a evolução da participação das famílias na escola pública na Espanha. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2019, n.89, pp.33-52. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20198911740.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o papel das famílias no controle, gestão e governança de escolas públicas, durante os anos letivos de 2009-2010 e 2010-2011, em vários centros na província de Granada (Espanha). Seguindo uma metodologia qualitativa, baseada em doze entrevistas em profundidade e oito grupos de discussão, os discursos permitem-nos concluir que as famílias dos alunos matriculados na escola pública espanhola estão mais envolvidas do que no passado, mas ainda há um longo caminho pela frente. O artigo analisa também as causas que, segundo os nossos dados, podem estar a provocar essa falta de participação efetiva das famílias na escola pública espanhola.

Keywords : participação das famílias; escola pública; Conselho Escolar; democracia escolar.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License