SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue89"If only my mother had done for me what i’m doing for my daughter": the evolution of family participation in public schools in SpainCodes of ethics role in the administration of the Portuguese health sector: the leaders vision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

ANTUNES, Fátima. Formar uma elite ou educar um povo?: Quarenta anos de ensino secundário em democracia. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2019, n.89, pp.53-77. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2019898702.

Procura-se contribuir para o conhecimento de uma das facetas do ensino secundário em Portugal: a sua lenta democratização, expressa através das taxas reais de escolarização e de conclusão. Com apoio de dados estatísticos e investigação especializada, discutem-se certas relações entre aquele processo e políticas públicas de educação que configuraram o ritmo, o perfil e os resultados dessa dinâmica. Identificam-se três etapas em seis momentos e projetos diversos, desde que o ensino secundário era privilégio de uma reduzida fração (8,1%) de jovens, em 1974/75, ao impulso de democratização na década passada e, nos últimos anos, à conjugação institucional da universalidade (74,3% de jovens em 2013/14), com a fabricação de vincadas desigualdades no sistema de educação e formação secundária.

Keywords : ensino secundário; democratização; políticas de educação; desigualdades socioescolares; europeização da educação.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License