SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue95Public policies for culture and management of theater venues: the National Theater D. Maria II in LisbonAbolition of the death penalty and institutional change: Portugal, 1867 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

QUINTELA, Denise Henriques. Do “Projeto Marca Portugal” ao “Portugal sou eu”: que políticas públicas para a Marca Portugal?. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.95, pp.61-83.  Epub Aug 01, 2021. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219518739.

A globalização gera fenómenos de homogeneização e, simultaneamente, uma forte competição entre os países, o que cria uma necessidade de diferenciação entre estes, a que os governos procuram dar resposta através de políticas de marca país. Desde 1990, cada vez mais países têm promovido políticas de marca para se distinguirem dos concorrentes e aumentarem o progresso socioeconómico. O agendamento político da Marca Portugal surge em 1999, caracterizado pela difusão de ideias políticas de marca país. Mas o tema da marca país ainda carece de uma teorização sólida, emergente de estudos de caso aprofundados. Com este artigo, pretende-se contribuir para colmatar esta lacuna, analisando as medidas desenvolvidas na Marca Portugal até 2015, identificando as ideias políticas que lhes estiveram subjacentes e explicando o que resultou desta trajetória.

Keywords : análise de políticas públicas; marca país; Marca Portugal..

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )