SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número95Políticas públicas de cultura y gestión de estructuras teatrales: el Teatro Nacional D. Maria II de LisboaAbolición de la pena de muerte y cambio institucional: Portugal, 1867 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

QUINTELA, Denise Henriques. Do “Projeto Marca Portugal” ao “Portugal sou eu”: que políticas públicas para a Marca Portugal?. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.95, pp.61-83.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219518739.

A globalização gera fenómenos de homogeneização e, simultaneamente, uma forte competição entre os países, o que cria uma necessidade de diferenciação entre estes, a que os governos procuram dar resposta através de políticas de marca país. Desde 1990, cada vez mais países têm promovido políticas de marca para se distinguirem dos concorrentes e aumentarem o progresso socioeconómico. O agendamento político da Marca Portugal surge em 1999, caracterizado pela difusão de ideias políticas de marca país. Mas o tema da marca país ainda carece de uma teorização sólida, emergente de estudos de caso aprofundados. Com este artigo, pretende-se contribuir para colmatar esta lacuna, analisando as medidas desenvolvidas na Marca Portugal até 2015, identificando as ideias políticas que lhes estiveram subjacentes e explicando o que resultou desta trajetória.

Palabras clave : análise de políticas públicas; marca país; Marca Portugal..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )