SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue95Abolition of the death penalty and institutional change: Portugal, 1867Praxe experiences: an analysis based on sociological portraits of first year college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

ALVES, Mariana Gaio  and  MORAIS, César. A inserção profissional de licenciados e mestres: efeitos paradoxais da feminização do ensino superior em tempos de incerteza. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.95, pp.103-126.  Epub Aug 01, 2021. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219514578.

A sobrerrepresentação feminina entre alunos do ensino superior com melhores resultados escolares e em patamares académicos mais elevados coexiste com diferenças marcantes na inserção profissional de diplomados e diplomadas, geralmente em desfavor destas. Com base na análise de dados quantitativos relativos aos graduados da Universidade Nova de Lisboa entre 2010 e 2015, evidencia-se que os percursos profissionais de homens e mulheres evoluíram de forma distinta no recente cenário de incerteza laboral e económica, sendo as assimetrias particularmente marcadas entre licenciados por comparação com mestres.

Keywords : ensino superior; inserção profissional; sexo..

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )