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Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

ALVES, Mariana Gaio  e  MORAIS, César. A inserção profissional de licenciados e mestres: efeitos paradoxais da feminização do ensino superior em tempos de incerteza. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.95, pp.103-126.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219514578.

A sobrerrepresentação feminina entre alunos do ensino superior com melhores resultados escolares e em patamares académicos mais elevados coexiste com diferenças marcantes na inserção profissional de diplomados e diplomadas, geralmente em desfavor destas. Com base na análise de dados quantitativos relativos aos graduados da Universidade Nova de Lisboa entre 2010 e 2015, evidencia-se que os percursos profissionais de homens e mulheres evoluíram de forma distinta no recente cenário de incerteza laboral e económica, sendo as assimetrias particularmente marcadas entre licenciados por comparação com mestres.

Palavras-chave : ensino superior; inserção profissional; sexo..

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