SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número96O mercado global de apostas desportivas online: terreno fértil para a fraude e o crime índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

CASALEIRO, Paula. “Meu filho, meu tesouro”: motivações subjacentes aos processos de regulação das responsabilidades parentais. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.96, pp.117-138.  Epub 11-Out-2021. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219614216.

Portugal regista, desde meados da década de 1990, um aumento exponencial dos conflitos familiares judicializados relativos a crianças. Este artigo procura enquadrar e compreender este crescimento, analisando as motivações subjacentes aos processos tutelares cíveis relativos ao exercício das responsabilidades parentais, dividindo-as em três categorias não excludentes: acesso à(s) criança(s), pensão alimentar e certificação administrativa. A análise revela como a mudança e a continuidade se entrecruzam nas relações familiares e parentais pós-separação e como as relações parentais e de género são produzidas e negociadas nos tribunais de família.

Palavras-chave : conflitos familiares; motivações; regulação das responsabilidades parentais; relações de género; relações parentais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )