SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97Ciclos de protesto e democracia: uma comparação entre Portugal e Espanha, 2000-2019Teoria dos jogos sociológica: agência, estruturas sociais e processos de interação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

QUINTANILHA, Tiago Lima; CARDOSO, Gustavo; BALDI, Vania  e  PAISANA, Miguel. O papel do jornalismo no combate às fake news: o caso do último dia da campanha eleitoral de 2019 em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.97, pp.35-56.  Epub 25-Jan-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219720823.

Este artigo reflete sobre o papel do jornalismo na desconstrução de uma notícia falsa, de teor propagandístico, mediatizada no último dia da campanha para as legislativas de 2019, em Portugal. Procedeu-se à recolha de notícias veiculadas nos órgãos de comunicação social portugueses, contextualizando a cobertura mediática no quadro do impacto da desinformação na confiança em notícias, com o auxílio de dados coligidos no âmbito do projeto Digital News Report. Concluiu-se que o escrutínio jornalístico, adjuvado pelas características do sistema mediático português, poderá ter contribuído para um impacto nulo desta notícia falsa no resultado eleitoral, ao contrário do observado em atos eleitorais noutros países, nomeadamente nos EUA, Reino Unido e Brasil.

Palavras-chave : campanha eleitoral; fake news; jornalismo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )