SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97Teoria dos jogos sociológica: agência, estruturas sociais e processos de interaçãoAndar sobre vidro quebrado: o género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

MELO, Benedita Portugal e  e  LOPES, João Teixeira. Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.97, pp.87-105.  Epub 25-Jan-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219724911.

Neste artigo procura-se discutir em que medida A Reprodução (Bourdieu e Passeron, 1970), 50 anos depois de ter sido editada, continua atual para a análise das relações entre o espaço social e o sistema educativo na sociedade portuguesa. Para isso sintetizam-se resultados de pesquisas recentes realizadas em Portugal no campo da Sociologia da Educação, ilustrando os vasos comunicantes que estabelecem com o quadro referencial daquela obra. Daremos conta dos modos de relação das classes sociais com o sistema educativo, salientando aproximações e desvios face à matriz dos autores franceses. Discutiremos os avanços, contradições e insuficiências da educação compensatória. Concluiremos pela atualidade de A Reprodução, mas sob condições e adaptações, gerando novos horizontes de indagação que permitem reconstruir a teoria sem a destruir. Apesar de existir ampla abundância empírica que comprova a transmutação das desigualdades sociais de base familiar em desigualdades escolares e destas, novamente, em desigualdades sociais, constatamos que existem mudanças que advêm de políticas educativas e da feminização do acesso e sucesso escolar. Sugerimos um investimento em pesquisas que promovam a articulação entre escalas de observação (micro, meso e macro) e a interseção e consubstancialidade de desigualdades sociais (classe, género e etnia).

Palavras-chave : reprodução; escola; desigualdades sociais; desigualdades escolares.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )