SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesaLei do aborto em Portugal: barreiras atuais e desafios futuros índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

LUCAS, Juan Carlos Solano et al. Andar sobre vidro quebrado: o género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.97, pp.107-127.  Epub 25-Jan-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219718810.

Evidências anteriores revelam que fatores socioeconómicos, tais como duração do contrato, ocupação, setor de atividade, idade, formação, nacionalidade, estado civil ou sexo, conduzem à precariedade. Esta investigação analisa a interseccionalidade das desigualdades, a fim de explicar o impacto da precariedade entre os jovens com base no género. Os dados do Inquérito às Forças de Trabalho espanholas (EPA) de 2005 a 2016 foram analisados utilizando a regressão logística e a segmentação hierárquica. Os resultados sugerem que a crise económica alargou o fosso entre os géneros em empregos precários, de tal forma que atualmente as mulheres jovens são mais propensas a enfrentar situações precárias do que os homens jovens.

Palavras-chave : precariedade; desigualdade de género; interseccionalidade; segmentação hierárquica.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )