SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97Andar sobre vidro quebrado: o género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

FEIO, Miguel Areosa. Lei do aborto em Portugal: barreiras atuais e desafios futuros. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2021, n.97, pp.129-158.  Epub 25-Jan-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219719201.

A despenalização do aborto previu eliminar os abortos clandestinos, embora ainda existam barreiras ao aborto seguro que afetam mais as mulheres desfavorecidas: objeção de consciência, prazos demasiado curtos para o procedimento, períodos de reflexão obrigatórios ou a estigmatização. Foi investigada a relação entre a formulação legislativa e a sua implementação, sendo que eventuais discrepâncias atestam a falência parcial dos seus objetivos. Foram analisados os dados quantitativos da DGS e qualitativos provenientes de entrevistas e focus group com especialistas e profissionais de saúde. As evidências produziram orientações para debates futuros.

Palavras-chave : aborto; objeção de consciência; teoria dos fluxos múltiplos; aborto clandestino.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )