SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98Ciudadanía digital juvenil en tres países europeos: perfiles de (no) participación cívica en líneaFormes de participation des jeunes d’origine migrante dans les associations au Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

HELLY, Denise  y  MARTANI, Ervis. A noção de “mobilidade” ou a seleção de migrantes internacionais: o exemplo canadiano. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.98, pp.31-49.  Epub 16-Mayo-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229820789.

O termo “mobilidade” tem estado em voga há mais de vinte anos. Valoriza o aumento da circulação da força de trabalho, dos produtos, da informação e do capital, e propõe uma nova visão da migração internacional. A migração seria uma prática normal, racional e positiva, de que seriam emblemáticos o estudante estrangeiro, o engenheiro e o trabalhador agrícola. Contudo, as políticas de migração adotadas nos últimos vinte anos mostram uma realidade diferente. Descrevemos estes aspetos discursivos e práticos da gestão da migração.

Palabras clave : mobilidade; migração; globalização; trabalhadores; refugiados; seleção.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )