SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98Cidadania digital de jovens em três países europeus: Perfis de (não) participação cívica onlineFormas de participação de jovens com origem migrante em associações em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

HELLY, Denise  e  MARTANI, Ervis. A noção de “mobilidade” ou a seleção de migrantes internacionais: o exemplo canadiano. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.98, pp.31-49.  Epub 16-Maio-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229820789.

O termo “mobilidade” tem estado em voga há mais de vinte anos. Valoriza o aumento da circulação da força de trabalho, dos produtos, da informação e do capital, e propõe uma nova visão da migração internacional. A migração seria uma prática normal, racional e positiva, de que seriam emblemáticos o estudante estrangeiro, o engenheiro e o trabalhador agrícola. Contudo, as políticas de migração adotadas nos últimos vinte anos mostram uma realidade diferente. Descrevemos estes aspetos discursivos e práticos da gestão da migração.

Palavras-chave : mobilidade; migração; globalização; trabalhadores; refugiados; seleção.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )