SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98A noção de “mobilidade” ou a seleção de migrantes internacionais: o exemplo canadianoCrescer ou sentir? Os repertórios culturais do amor no reality-show “Casados à Primeira Vista” índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

JARDIM, Carolina  e  SILVA, Sofia Marques da. Formas de participação de jovens com origem migrante em associações em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.98, pp.51-70.  Epub 16-Maio-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229820020.

A participação cívica de jovens com origem imigrante é uma área de estudo que carece de atenção académica em Portugal. Este artigo pretende analisar as várias formas de envolvimento e participação de jovens afrodescendentes, e de origem ucraniana e romena em associações de imigrantes em Portugal. O trabalho empírico centrou-se num conjunto de nove associações de imigrantes. Através de um estudo de caso múltiplo realizámos entrevistas semiestruturadas a coordenadores e a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos que participam nesses contextos. Os resultados deste artigo indicam que as associações de imigrantes são vividas como contextos de socialização, de lazer, de participação, de educação e de expressão de pertenças culturais.

Palavras-chave : participação cívica; associativismo; juventude; imigrante.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )