SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98Crescer ou sentir? Os repertórios culturais do amor no reality-show “Casados à Primeira Vista”Dissolução matrimonial entre pessoas do mesmo sexo: a quem é atribuída a custódia dos filhos? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

VALENCIA, Yennesit Palacios. Encarceração em massa e violações dos direitos humanos: estudo relacionado com afrodescendentes. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.98, pp.91-112.  Epub 16-Maio-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229820787.

A tese central deste artigo defende que, nas prisões, a população carcerária sofre, em geral, e os grupos sobrerrepresentados nelas, em particular, a regressividade dos direitos humanos. Do ponto de vista étnico, o método de estudo é documental e concentra-se exclusivamente nos afrodescendentes como sujeitos de proteção especial, problematizando três pontos básicos, a saber: a ideologia que representa os afrodescendentes como criminosos; a regressividade dos direitos humanos nas Américas, como fator que impulsiona os níveis de criminalidade; e a situação duplamente agravada devido à superlotação das prisões como norma.

Palavras-chave : direitos humanos; regressividade; afrodescendentes; encarceramento em massa; as Américas.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )