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Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

ABRANTES, Pedro. Educação e classes sociais em Portugal. Continuidades e mutações no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.99, pp.9-27.  Epub 30-Jul-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229924309.

A relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018.

Palabras clave : estrutura social; desigualdades; sistema educativo; políticas educativas..

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