SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número99Transformações do trabalho em contextos de pressão para o desempenho profissional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

ABRANTES, Pedro. Educação e classes sociais em Portugal. Continuidades e mutações no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.99, pp.9-27.  Epub 30-Jul-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229924309.

A relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018.

Palavras-chave : estrutura social; desigualdades; sistema educativo; políticas educativas..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )