SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número99Emigração e política. Análise aos programas eleitorais e iniciativas legislativas, 2011 a 2019Tolerância zero ou eficácia nula? Políticas públicas e regulamentos desportivos para combater o match-fixing índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

FERREIRA, Mafalda; QUINTAS, Jorge  e  NEVES, Sofia. “matei-o”. Homicídio conjugal cometido por mulheres portuguesas: uma análise criminológica qualitativa. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.99, pp.69-87.  Epub 12-Jul-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229924134.

O artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo realizado com 14 mulheres em cumprimento de pena de prisão em Portugal, pelo homicídio dos seus (ex-)companheiros. Com o objetivo de analisar a possível relação entre a prática de homicídio e um historial prévio de violência doméstica, entre outros fatores, foram desenvolvidas entrevistas em profundidade e examinados os seus processos individuais. Os resultados sugerem que estas mulheres vivenciaram vários fatores de risco para a ocorrência de violência doméstica e homicídio conjugal, embora os seus motivos para cometer o crime fossem diversos. Foi possível verificar que a presença de um historial comprovado de violência doméstica reduziu a dosimetria das sentenças.

Palavras-chave : violência doméstica; homicídio conjugal; mulheres reclusas; investigação qualitativa..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )