SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue99“I killed him”. Marital homicide committed by portuguese women: A qualitative criminological analysisEvaluation profiles in third sector organizations: differentiated implications on organizational learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

CIMA, César de  and  MORICONI, Marcelo. Tolerância zero ou eficácia nula? Políticas públicas e regulamentos desportivos para combater o match-fixing. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.99, pp.89-114.  Epub July 15, 2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229924225.

Com recurso a entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo, este artigo avalia e expõe a ineficácia da política de “tolerância zero” da UEFA, órgão máximo do futebol europeu, em induzir compliance nos jogadores de futebol, em Portugal, ao nível das práticas de match-fixing. A ênfase excessiva na ética individual, a externalização do fenómeno como um problema do crime organizado e a relutância em admitir falhas de governança interna são as principais razões explicativas. O artigo afirma que a regulamentação do futebol deve passar de uma lógica de compliance para políticas de enforcement.

Keywords : match-fixing; políticas públicas; compliance; tolerância zero..

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )