SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número99“matei-o”. Homicídio conjugal cometido por mulheres portuguesas: uma análise criminológica qualitativaPerfis de avaliação nas organizações do terceiro setor. Implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

CIMA, César de  e  MORICONI, Marcelo. Tolerância zero ou eficácia nula? Políticas públicas e regulamentos desportivos para combater o match-fixing. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.99, pp.89-114.  Epub 15-Jul-2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229924225.

Com recurso a entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo, este artigo avalia e expõe a ineficácia da política de “tolerância zero” da UEFA, órgão máximo do futebol europeu, em induzir compliance nos jogadores de futebol, em Portugal, ao nível das práticas de match-fixing. A ênfase excessiva na ética individual, a externalização do fenómeno como um problema do crime organizado e a relutância em admitir falhas de governança interna são as principais razões explicativas. O artigo afirma que a regulamentação do futebol deve passar de uma lógica de compliance para políticas de enforcement.

Palavras-chave : match-fixing; políticas públicas; compliance; tolerância zero..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )