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Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Resumo
LOPES, Mónica. Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor. Implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.99, pp.115-141. Epub 15-Jul-2022. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/spp20229920622.
Este artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor.
Palavras-chave : organizações do terceiro setor; avaliação; accountability; aprendizagem organizacional..