SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número100O duplo encargo das professoras durante a pandemia: superar os desafios e o dilema entre carreira e famíliaDinâmicas de investigação nas universidades europeias: mudanças, tensões e possibilidades índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

ARCE-GARCIA, Sergio  e  SAID-HUNG, Elias. Astroturfing e debate político espanhol nas redes sociais: um estudo de caso. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.100, pp.107-124.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202210025549.

O objetivo do trabalho é estimar a utilização do astroturfing, como estratégia para promover debates políticos em Espanha, por meio do Twitter. Um total de 89.528 twits associados ao debate gerado em torno das férias do primeiro vice-presidente e da ministra da igualdade do governo da Espanha, Pablo Iglesias e Irene Montero, são coletados e analisados entre 14 e 20 de agosto de 2020. O caso estudado permite ver um cenário político não eleitoral onde mensagens baseadas em astroturfing e nanoinfluenciadores são expostas, capazes de distribuir, amplificar e inundar redes sociais, como o Twitter, com conteúdo desinformativo e confrontacional.

Palavras-chave : redes sociais; debate político; manipulação; astroturfing..

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )