SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue102Tensions and reconfigurations in higher education: the neoliberal Chilean experiment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

AVILA, Patrícia. Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.102, pp.9-39.  Epub Oct 23, 2023. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310231587.

Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.

Keywords : aprendizagem e educação de adultos; desigualdades sociais na participação; impactos sociais da aprendizagem e educação de adultos; Portugal e Europa..

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )