Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
AVILA, Patrícia. Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.102, pp.9-39. Epub 23-Oct-2023. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/spp202310231587.
Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.
Palabras clave : aprendizagem e educação de adultos; desigualdades sociais na participação; impactos sociais da aprendizagem e educação de adultos; Portugal e Europa..