102 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia, Problemas e Práticas

 ISSN 0873-6529

AVILA, Patrícia. Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação. []. , 102, pp.9-39.   23--2023. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310231587.

Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.

: aprendizagem e educação de adultos; desigualdades sociais na participação; impactos sociais da aprendizagem e educação de adultos; Portugal e Europa..

        · | |     · |     · ( pdf )