SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número102Aculturación y relaciones intergeneracionales: estudio de casos en las familias de inmigrantes chinos en PortugalModos de relación con la jubilación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

EGREJA, Catarina  y  MELO, Sara. Conciliação trabalho-vida pessoal e familiar em profissões sob elevada pressão: o caso dos enfermeiros, polícias e jornalistas. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.102, pp.123-141.  Epub 23-Oct-2023. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310227750.

O presente artigo aborda a temática da conciliação da esfera pessoal/familiar com a esfera laboral, a partir de dados de um estudo sociológico realizado em Portugal, junto de três grupos profissionais com particular pressão para o desempenho - enfermeiros, polícias e jornalistas -, assente numa metodologia de métodos mistos. Os resultados elucidam de que forma algumas características da natureza do trabalho (nomeadamente, o tipo de horário de trabalho, os ritmos de trabalho e o índice de exigência da atividade) têm impacto na gestão do tempo, no sono e na conciliação com a vida pessoal/familiar. Conclui-se pela preponderância da índole totalizante do trabalho.

Palabras clave : conciliação trabalho-vida pessoal e familiar; natureza do trabalho; tempos de trabalho; enfermagem; polícia; jornalismo..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )