SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número102Aculturação e relações intergeracionais: estudos de caso em famílias de imigrantes chineses em PortugalModos de relação com a reforma índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

EGREJA, Catarina  e  MELO, Sara. Conciliação trabalho-vida pessoal e familiar em profissões sob elevada pressão: o caso dos enfermeiros, polícias e jornalistas. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.102, pp.123-141.  Epub 23-Out-2023. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310227750.

O presente artigo aborda a temática da conciliação da esfera pessoal/familiar com a esfera laboral, a partir de dados de um estudo sociológico realizado em Portugal, junto de três grupos profissionais com particular pressão para o desempenho - enfermeiros, polícias e jornalistas -, assente numa metodologia de métodos mistos. Os resultados elucidam de que forma algumas características da natureza do trabalho (nomeadamente, o tipo de horário de trabalho, os ritmos de trabalho e o índice de exigência da atividade) têm impacto na gestão do tempo, no sono e na conciliação com a vida pessoal/familiar. Conclui-se pela preponderância da índole totalizante do trabalho.

Palavras-chave : conciliação trabalho-vida pessoal e familiar; natureza do trabalho; tempos de trabalho; enfermagem; polícia; jornalismo..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )