SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103Articulação territorial como catalisadora de subjetividades políticas: um estudo de caso sobre organizações sociais de Valparaíso, no Chile índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

CALADO, Alexandre; CAPUCHA, Luís  e  MARIA WODZ, Kazimiera. Relações laborais sob pressão na Europa: contribuições para a teoria da resiliência social. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.103, pp.9-29.  Epub 31-Jan-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310328458.

A partir de uma abordagem teórica fundamentada nos estudos da resiliência, este artigo apresenta uma análise comparativa da reconfiguração das relações laborais durante a crise financeira em Portugal, na Polónia e na Irlanda. É proposta uma conceptualização crítica de resiliência social, capaz de apreender tanto a organização do sistema que emerge no pós-crise como as relações dinâmicas de poder subjacentes, o sistema de regras e os arranjos institucionais e a redistribuição dos recursos. É argumentado que a crise financeira foi uma oportunidade para a convergência e liberalização dos modelos de mercado de trabalho na Europa.

Palavras-chave : resiliência social; crise financeira; relações laborais; Europa..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )