SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103Relaciones laborales bajo presión en Europa: aportaciones a la teoría de la resiliencia socialLa red organizativa de acogida de refugiados en Portugal: un análisis desde la perspectiva de la gobernanza multinivel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

KOCH, Tomás; RODRIGUEZ-MANCILLA, Marcelo  y  RAMIREZ, Karin. Articulação territorial como catalisadora de subjetividades políticas: um estudo de caso sobre organizações sociais de Valparaíso, no Chile. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.103, pp.31-48.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310327954.

A revolta social chilena de outubro de 2019 levantou a hipótese da emergência de um novo sujeito político. Nesse quadro, este trabalho busca compreender a relação entre a reconfiguração das subjetividades políticas e as dinâmicas de articulação territorial. Para isso, analisa o discurso de 56 lideranças sociais de Valparaíso, no Chile. A análise mostra que as dinâmicas de articulação territorial estão vinculadas aos processos de reconstrução das subjetividades políticas, ativando mediações de ordem material, simbólica e afetiva. Conclui-se que a construção de um novo sujeito político faz parte de uma disputa por hegemonia centrada na necessidade de superação da subjetividade neoliberal.

Palabras clave : organizações sociais; subjetividade política; articulação territorial; processo constituinte; Chile..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )