SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103Articulação territorial como catalisadora de subjetividades políticas: um estudo de caso sobre organizações sociais de Valparaíso, no ChileEmpreendedores públicos e os riscos à inovação no setor público índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

MUNIZ, Joanna Rocha. A rede organizacional de acolhimento de refugiados em Portugal: uma análise pela ótica da governança multinível. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.103, pp.49-66.  Epub 31-Jan-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310328319.

Este artigo tem como objetivo analisar a rede organizacional de acolhimento de refugiados e requerentes de asilo em Portugal a partir da perspectiva da governança multinível. Por meio de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com organizações, buscou-se compreender como são feitas as conexões entre os atores envolvidos, as relações de interdependência e a capilaridade de suas ações. Ao mapear o cenário português de governança é possível concluir que, embora exista uma crescente participação das organizações locais, os principais tomadores de decisão ainda se situam em nível nacional.

Palavras-chave : rede organizacional; governança multinível; migrações forçadas; refugiados..

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )