SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103Los emprendedores públicos y los riesgos para la innovaciòn en el sector públicoLa familia, los niños y la paternidad en la debate: la residencia compartida como ley índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

NUNES, Pedro Belchior. Nos interstícios do subcampo: autoedição e empreendedorismo em músicos folk em Portugal no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.103, pp.83-103.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310329213.

Este artigo aborda as práticas e valores de um conjunto de músicos em autoedição, dentro do universo peculiar da música popular de matriz rural em Portugal, no contexto das duas últimas décadas em que a produção de música sofre o impacto dos fenómenos de digitalização e desintermediação. Tomando como âncoras teóricas as teses de Bourdieu e de Becker sobre campos de produção cultural e mundos artísticos, respetivamente, bem como estudos recentes em torno das culturas musicais DIY (do-it-yourself), caracterizadas pela adesão a um conjunto de práticas e valores autónomos em relação aos circuitos dominantes de produção de música, e recorrendo a entrevistas semidirigidas a uma amostra de músicos, procuramos compreender o sentido das suas práticas em relação à edição e à sua articulação com outras atividades que desenvolvem para a disseminação da sua produção musical. Concluímos que a adesão a modos DIY de produção e distribuição de música nestes músicos, embora seja evidente em muitos casos, não é total ou incondicional, seja pelas ligações mais institucionais dentro de um subcampo de produção de música popular, seja pelas vantagens que muitos ainda encontram em estabelecer parcerias com editoras e distribuidoras.

Palabras clave : subcampo de produção musical; música popular de matriz rural; autoedição; empreendedorismo; DIY..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )