SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103Empreendedores públicos e os riscos à inovação no setor públicoA família, a criança e a parentalidade no debate noticioso: residência alternada como lei índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

NUNES, Pedro Belchior. Nos interstícios do subcampo: autoedição e empreendedorismo em músicos folk em Portugal no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.103, pp.83-103.  Epub 31-Jan-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310329213.

Este artigo aborda as práticas e valores de um conjunto de músicos em autoedição, dentro do universo peculiar da música popular de matriz rural em Portugal, no contexto das duas últimas décadas em que a produção de música sofre o impacto dos fenómenos de digitalização e desintermediação. Tomando como âncoras teóricas as teses de Bourdieu e de Becker sobre campos de produção cultural e mundos artísticos, respetivamente, bem como estudos recentes em torno das culturas musicais DIY (do-it-yourself), caracterizadas pela adesão a um conjunto de práticas e valores autónomos em relação aos circuitos dominantes de produção de música, e recorrendo a entrevistas semidirigidas a uma amostra de músicos, procuramos compreender o sentido das suas práticas em relação à edição e à sua articulação com outras atividades que desenvolvem para a disseminação da sua produção musical. Concluímos que a adesão a modos DIY de produção e distribuição de música nestes músicos, embora seja evidente em muitos casos, não é total ou incondicional, seja pelas ligações mais institucionais dentro de um subcampo de produção de música popular, seja pelas vantagens que muitos ainda encontram em estabelecer parcerias com editoras e distribuidoras.

Palavras-chave : subcampo de produção musical; música popular de matriz rural; autoedição; empreendedorismo; DIY..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )