SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue103In the interstices of the subfield: self-edition and entrepreneurship among folk musicians in Portugal in the 21st centuryFemale caregivers of children and adolescents in homelike settings in Curitiba, Brazil: meaning of their choices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

MARINHO, Sofia. A família, a criança e a parentalidade no debate noticioso: residência alternada como lei. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.103, pp.105-125.  Epub Jan 31, 2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310329492.

A partir da análise de conteúdo mista de artigos de jornal, o artigo investiga representações da família, da criança e das práticas paternas e maternas nas notícias sobre a inclusão da residência alternada (RA) na lei. Os opositores da RA usaram o modelo tradicional de parentalidade e família para evocar a família perigosa, ideal, privatizada; a criança em risco; o pai perigoso e inadequado; e a mãe em risco. Com base no igualitarismo, os apoiantes retrataram a família igualitária, desigual, em mudança; a criança relacional e com direitos; o pai discriminado, cuidador e reconstruído; e a mãe perigosa, resistente à mudança e sobrecarregada.

Keywords : residência alternada como lei; mudança legislativa; representações da parentalidade e da família; residência única..

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )