SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número103La familia, los niños y la paternidad en la debate: la residencia compartida como ley índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

PEREIRA, Ana Maria Silvello  y  TAMANINI, Marlene. Cuidadoras de casas-lar em Curitiba, Brasil: os sentidos de suas escolhas. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2023, n.103, pp.127-143.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp202310329754.

O artigo se limita aos sentidos das escolhas que as mulheres cuidadoras constroem em relação às crianças e aos adolescentes que são acolhidos em casas-lar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisa as motivações delas, para ingressarem neste cuidado institucionalizado, tais como: renda, conciliação entre trabalho e maternidade, cuidado de seus filhos e amor por crianças e adolescentes em situação de abandono. Conclui-se que, não obstante ser uma política pública, esta atividade se apoia na continuidade entre ser mulher e saber cuidar. Assim, deslocam-se os sentidos da política pública tal como preconizada, para praticá-la com base nos ideais de amor e maternidade.

Palabras clave : escolhas; amor; abandono; cuidadoras; casas-lar..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )