SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Os museus "no coração da comunidade": museus locais e o período pós-socialista na EslovéniaEmoções e guerras: da Micronésia às bases militares americanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

SARAIVA, Clara. Um museu debaixo de água: o caso da Luz . Etnográfica [online]. 2007, vol.11, n.2, pp.441-470. ISSN 0873-6561.

O Museu da Luz foi inaugurado no ano de 2003, no âmbito do realojamento da aldeia da Luz, submergida devido à construção da barragem de Alqueva, no Sul de Portugal. A sua criação foi solicitada desde o início pela comunidade. Este processo incluiu igualmente a trasladação integral do antigo cemitério para uma nova necrópole e a reconstrução da velha igreja matriz do séc. xv, edificações de grande carga simbólica e com as quais o novo museu estabeleceu uma forte relação. Este texto pretende dar conta do que é este museu e de algumas das vicissitudes que marcaram o complexo processo de trasladação da aldeia e de criação deste equipamento na nova Luz.

Palabras clave : barragem de Alqueva; Sul de Portugal; processo de realojamento; Museu da Luz; etnografia; musealização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons