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Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

MURIEL, Irene Sabaté. Redes de intercâmbio e lojas gratuitas em Berlim: dádiva e mercadoria em experiências “alternativas” de consumo. Etnográfica [online]. 2009, vol.13, n.1, pp.49-75. ISSN 0873-6561.

O artigo baseia-se numa etnografia de práticas de consumo “alternativas” nos bairros centrais da antiga Berlim-Leste. São aqui analisadas as redes de intercâmbio não monetário (Tauschringe) e as “lojas gratuitas” (Umsonstläden). As Umsonstläden são enquadradas pela ideologia contemporânea da dádiva “pura” (Parry 1986; Carrier 1995): os objectos são dados gratuitamente e totalmente alienados dos seus possuidores. Já as Tauschringe, por seu lado, induzem por vezes práticas de oferta que implicam obrigações mútuas, como consequência de trocas frequentes que aproximam socialmente os participantes. O material etnográfico apresentado põe em causa a adequação do binómio dádiva/mercadoria à análise dessas experiências, na medida em que diferentes modalidades de oferta se conjugam com tendências para a mercadorização. Face a essa complexidade, o artigo propõe uma revisão da análise do papel da dádiva em práticas de consumo “alternativas” promovidas pelos movimentos sociais em Berlim.

Palavras-chave : antropologia económica; dádiva/mercadoria; redes de intercâmbio; “lojas gratuitas”; consumo; economia social; movimentos sociais; Berlim.

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