SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Etnografia e esfera pública: questões em sumárioA informação dos doentes entre o espaço público e a antropologia: o contributo da etnografia para o debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

COUTANT, Isabelle. Da rua ao emprego: a integração de jovens delinquentes. Etnográfica [online]. 2010, vol.14, n.1, pp.71-95. ISSN 0873-6561.

Desde os anos 70 do século xx, devido às transformações do mercado laboral e às mudanças registadas na “cultura de rua”, a moral profissional já não substitui a “moral da rua” tão facilmente quanto antes e o operariado tem menor capacidade de integração dos jovens delinquentes. Nesse sentido, aumentou proporcionalmente a importância do papel desempenhado pelas instituições envolvidas no processo de normalização. Foi precisamente esse tipo de ambição que pretendi captar ao estudar um programa de integração de delinquentes juvenis num subúrbio francês. Através de estudos de caso de três rapazes, explico as razões por que os jovens envolvidos nesse programa participam nele e as condições que terão de verificar-se para que a autoridade moral de um educador de rua seja reconhecida. Destaco a aculturação que acontece no âmago deste programa e o tipo de competências que podem ser adquiridas através dele. Mostro também como o estigma associado a um passado de delinquência pode sempre interferir no processo e reactivar hábitos desenvolvidos na “rua”.

Palabras clave : delinquência juvenil; autoridade dos educadores; conversão moral; capital de conformidade; estigmatização; subúrbios.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons