SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1From street to job: integrating juvenile delinquentsEthnographies of new clinical encounters: immigrant’s emotional struggles and transcultural psychiatry in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

FAINZANG, Sylvie. A informação dos doentes entre o espaço público e a antropologia: o contributo da etnografia para o debate. Etnográfica [online]. 2010, vol.14, n.1, pp.97-114. ISSN 0873-6561.

A um dado momento do debate público a antropologia tem de analisar questões sociais importantes, mas, para que possa levar a cabo a sua tarefa, terá de problematizar essas questões de maneira diferente da que é seguida no domínio público. Neste artigo partimos de uma pesquisa sobre a informação e a mentira na relação entre médico e paciente para explorar o papel desempenhado pelo debate público sobre a informação dos doentes no desenvolvimento dessa pesquisa, embora enfatizando o processo característico da investigação antropológica. Veremos como esse projecto de investigação se desenvolveu fazendo eco, mas distinguindo-se, simultaneamente, das questões que circulavam a esse respeito na esfera pública. Mostraremos que o papel do antropólogo, quando desenvolve uma abordagem etnográfica, deve ser o de se distanciar do debate público, transformando o objecto de estudo através da construção gradual do problema a ser estudado. Mostraremos também como a etnografia contribuiu para o debate e como as observações da primeira deram uma nova orientação ao segundo, ao formulá-lo em termos mais sociológicos e mais críticos.

Keywords : relações médico-paciente; desigualdade social; consentimento informado; anúncio do cancro; mentira; autonomia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License