SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Valor e expressão do trabalho, do salário e do consumo entre mulheres operáriasComida e sociabilidade no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

PORTILHO, Fátima. Auto-atribuição de responsabilidade: consumo de alimentos orgânicos em uma feira certificada. Etnográfica [online]. 2010, vol.14, n.3, pp.549-565. ISSN 0873-6561.

Este trabalho busca contribuir para as análises do consumo, em particular o consumo alimentar, como um ato político. Para tanto, enfatiza o processo de auto-atribuição de responsabilidades por parte de consumidores engajados em práticas de consumo de alimentos orgânicos em uma feira certificada da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A conclusão da pesquisa, discutida à luz de algumas teorias sociológicas e antropológicas do consumo, além da sociologia do risco e da teoria da modernização reflexiva, mostra que tais consumidores parecem agir e participar da esfera pública mais através do “consumo responsável” do que através das formas coletivistas de participação política via movimentos sociais institucionalizados. Apesar de existir uma diversidade de valores e práticas, estes consumidores parecem ter em comum (1) a descrença em outros agentes sociais e (2) a crença na importância e eficácia de suas ações.

Palavras-chave : auto-atribuição de responsabilidades; ambientalização do consumo; consumo político; alimentos orgânicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons