SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Self-attribution of responsibility: consumers of organic foods in a certified street market in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

BARBOSA, Livia. Comida e sociabilidade no Brasil. Etnográfica [online]. 2010, vol.14, n.3, pp.567-586. ISSN 0873-6561.

Neste artigo procurei aprofundar a relação entre comida e sociabilidade. Embora este seja um tema sempre invocado pela antropologia, o papel da comida e do alimento nesta relação quase nunca é explicitado. Baseado em três diferentes pesquisas empíricas, este trabalho procura indicar o tipo de sociabilidade que se estabelece em cada refeição de acordo com o dia da semana, precisando para cada uma delas qual o grau de protagonismo que a comida desempenha. Organizado em seções de acordo com as três refeições - café da manhã, almoço e jantar - os dados abrem espaço para uma discussão da definição de sociabilidade proposta por Simmel e como ela se aplica no contexto brasileiro.

Keywords : comida; consumo alimentar; sociabilidade; dias da semana; sociedade brasileira.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License