SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Cultural performances: forms of identity expression in festivities at the frontier between Brazil, Argentina and UruguayQuando o marido da minha mãe não é meu pai: enteados e padrastos no Brasil contemporâneo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

MAGALHAES, Ana Margarida  and  LOPES, Daniel Seabra. Dualização dúplice: sobre a flexibilização dos serviços de ensino em Portugal. Etnográfica [online]. 2011, vol.15, n.2, pp.261-286. ISSN 0873-6561.

Tendo surgido como uma das medidas mais mediáticas da política educativa do atual governo, as “Atividades de Enriquecimento Curricular” no primeiro ciclo constituem um ponto de partida interessante para se refletir sobre os efeitos da dualização em ambiente laboral - entendida aqui como a convivência e a cooperação, numa mesma instituição, de profissionais com funções equivalentes mas desfrutando de condições de trabalho consideravelmente distintas. Apoiado empiricamente na experiência de um dos autores em várias escolas de um concelho da periferia de Lisboa, o artigo apresenta a dualização e a precarização laboral como resultados previsíveis da implementação de um programa político que articula vários processos organizacionais - começando no Ministério da Educação, passando pelas autarquias e entidades parceiras e terminando em cada escola -, tendo como denominador comum a intenção de flexibilizar a oferta de serviços de ensino nas escolas públicas através do recurso a força de trabalho facilmente dispensável.

Keywords : dualização; precarização laboral; políticas de criação de emprego; políticas de educação; ensino primário; Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License