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Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

PRISTA, Marta Lalanda. Turismo e sentido de lugar em Óbidos: uma pousada como metáfora. Etnográfica [online]. 2013, vol.17, n.2, pp.369-392. ISSN 0873-6561.

Os estudos sobre o turismo tendem a centrar-se na mercadorização da cultura e nos encontros turísticos como práticas sociais que interagem com as economias e culturas dos destinos. Pesquisas realizadas na vila de Óbidos mostraram a necessidade de igualmente pensar o turismo na construção de um sentido de lugar. As perceções sociais sobre o património e o turismo fundem-se com as representações do passado em Óbidos. Esta construção é indissociável da constituição da cultura e história locais como enredo da produção do destino Óbidos, desde meados do século passado. Mas resulta também de um sentimento de exclusão social, hoje amplificado pela intensificação e profissionalização do turismo na vila. Perante novos atores e narrativas turísticas, uma parte significativa das populações de Óbidos convoca a autoridade de um património histórico e social e apropria-se dos discursos e práticas das elites como capital simbólico na construção do turismo como tradição local e prova da distinção cultural e social do lugar.

Palavras-chave : turismo; património; identidade; distinção; Pousadas de Portugal.

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