SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A produção das margens do Estado no centro de São Paulo: sem-teto nas ruínas de um presídio abandonadoFestas populares em Lisboa: uma etnografia a partir do Bairro Alto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

DOSSETTO, Danièle. Homens em festa e em armas: analogias guerreiras e formas de atenuação. Etnográfica [online]. 2014, vol.18, n.1, pp.53-76. ISSN 0873-6561.

As festas armadas, sem adotar forçosamente o aspeto de batalhas, recorrem a tiros de pólvora seca; na Península Ibérica e no novo mundo há as festas de mouros e cristãos e, na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, as bravades. Graças a algumas aproximações entre estas duas fórmulas localizadas, propõem-se elementos de reflexão acerca das condições de representação da guerra. Que elos existem entre estas festas e conflitos armados reais e mais ou menos recentes? Que usos metafóricos podem ter? Como, sobretudo, recorrer a armas de fogo numa festa hoje? O burlesco carnavalesco, algumas atitudes paradoxais dos homens em armas, a exploração de um certo paralelismo com a caça, o traje, o recurso à candura infantil, constituem fórmulas, testemunhadas em ambos os contextos, destinadas a ajustar o que parece ser um facto de tradição em equilíbrio instável.

Palabras clave : bravade e festas armadas; pólvora festiva; armas de fogo; género e idade; tradição; Provence-Alpes-Côte d’Azur.

        · resumen en Francés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons