SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Na encruzilhada portuguesa: a antropologia contemporânea e a sua históriaDa investigação por objetivos à antropologia dos processos identitários: um ponto de vista transdisciplinar e integrativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

O'NEILL, Brian Juan. Os anos 70 em 3D: reflexões pessoais. Etnográfica [online]. 2014, vol.18, n.2, pp.333-340. ISSN 0873-6561.

A década de 1970 começou de facto para o autor em 1968, com os protestos e críticas antiguerra na Universidade de Columbia em Nova Iorque. Refletindo sobre o seu percurso nesse decénio, entreteceram-se três dimensões (a académica, a biográfica e a poética) na sua emigração para a Europa, e na sua passagem dos estudos literários às antropologias americana e britânica. As revelações críticas dos grandes autores realistas tiveram eco no título e no conteúdo da revista londrina Critique of Anthropology, tal como a crítica feroz de etnógrafos como Cutileiro e Bourdieu teve eco na monografia do autor sobre uma aldeia transmontana aparentemente “comunitária”, arquiteturada entre 1974 e 1982. A crítica tornou-se um modo de vida. Uma perceção tardia da sua própria identidade étnica dupla de hispânico e “branco assimilado” não descurou a possibilidade de se terem fundido subtilmente todas estas múltiplas dimensões. Podemos acumular duas, senão três, identidades?

Palabras clave : anos 70; antropologia americana; antropologia britânica; reflexões biográficas; realismo literário; antropologia crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons