SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Os anos 70 em 3D: reflexões pessoaisSentidos da antropologia em Portugal na década de 1970 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

BASTOS, José Gabriel Pereira. Da investigação por objetivos à antropologia dos processos identitários: um ponto de vista transdisciplinar e integrativo. Etnográfica [online]. 2014, vol.18, n.2, pp.341-364. ISSN 0873-6561.

Um percurso científico orientado por objetivos antropológicos deslocou-se da psicologia social para a psicanálise e, posteriormente, para a antropologia social e cultural, com motivações claras: a integração transdisciplinar, a busca da experiência etnográfica, complementar da experiência psicanalítica, a construção de uma abordagem estrutural-dinâmica, pós-racionalista, e a criação de instrumentos de pesquisa a utilizar na investigação de objetos estratégicos selecionados teoricamente (as dinâmicas da interetnicidade e da articulação multidimensional entre representações sociais identitárias, a análise das produções culturais da modernidade, as estratégias de materialização simbólica do inconsciente transcultural). Neste percurso, ensaiámos evidenciar como a articulação da análise teórica, da análise documental, da construção de instrumentos de pesquisa orientados por objetivos, potenciadores do tratamento matemático da informação e de uma articulação heurística com a pesquisa qualitativa, pôde fazer avançar novos conceitos e novas hipóteses sobre a função central dos processos identitários na construção e na transformação sócio-histórica, em aberto, das identidades pessoais, de género, familiares, interétnicas e políticas, entre si articuladas, num sistema-mundo tensionalmente diferenciado, de forma multidimensional, contraditória e instável. Consideramos a antropologia dos processos identitários como a pedra de fecho do edifício inacabado da antropologia social e cultural, permitindo a articulação integrativa das disciplinas que estilhaçam a pesquisa antropológica.

Palabras clave : análise das produções culturais; análise dos processos identitários; abordagem estrutural-dinâmica; pesquisa por objetivos; criação de instrumentos de pesquisa; teorização integrativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons