SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Uma heurística do filme etnográfico: em torno de imagem, rememoração e presençaNós e os franceses: Gilberto Freyre à prova de Adèle Toussaint-Samson índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

KUBICA, Grażyna. Lévi-Strauss como protagonista na sua prosa etnográfica: uma visão cosmopolita sobre Tristes Trópicos e as suas interpretações contemporâneas. Etnográfica [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.599-624. ISSN 0873-6561.

Inscrevendo-se na tradição intelectual da antropologia como literatura, o artigo apresenta uma visão crítica sobre um texto emblemático (embora problemático) da disciplina, Tristes Trópicos, de Claude Lévi-Strauss. Ao alargar o quadro de referência, a análise torna-se mais cosmopolita, biográfica e histórica. Respeitando os princípios metodológicos da antropologia da arte, centra-se não apenas na obra, mas também no autor e na receção. Tristes Trópicos é situado no contexto mais amplo da prosa etnográfica, evidenciando a ação das práticas disciplinadoras da academia (seguindo Michel Foucault) que mantiveram a escrita literária dos antropólogos separada da sua profissão. Estas observações são confirmadas pelo contexto biográfico de origem da obra analisada. Com recurso às categorias propostas por James Clifford, verifica-se que o autor se apresenta na obra descrevendo-se clara e consistentemente como antropólogo, não só em termos retóricos, mas ainda a um nível mais profundo do seu habitus profissional. A receção de Tristes Trópicos e do seu herói em diferentes tempos e lugares - pelo público francês e pela comunidade antropológica, uma reação no Brasil, onde as viagens do autor decorreram, e na Polónia no tempo do “degelo” pós-estalinista, onde o livro teve a primeira edição no bloco soviético - mostra como o processo de leitura é diferenciado. Por fim, estas interpretações são situadas no próprio contexto histórico e são sugeridas razões para a incessante popularidade da obra: para além de criticismo, inspira reflexões profundas e uma interpretação mais lata do mundo moderno.

Palabras clave : Tristes Trópicos; Lévi-Strauss; literatura de viagens; antropologia literária; história da antropologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons