SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Lévi-Strauss as a protagonist in his ethnographic prose: a cosmopolitan view of Tristes tropiques and its contemporary interpretationsBetween agroecology and tobacco production: an ethnography of the work on land, cosmologies and belonging among Pomeranians peasants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

LEAO, Andréa Borges. Nós e os franceses: Gilberto Freyre à prova de Adèle Toussaint-Samson. Etnográfica [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.625-647. ISSN 0873-6561.

O artigo analisa os usos das narrativas de viagens femininas na construção do modelo freyreano de interpretação da cultura brasileira. Com esse propósito, indaga as convergências e contrastes entre os princípios de formação elencados por Gilberto Freyre em Sobrados e Mucambos e a interpretação da sociedade brasileira no livro de Adèle Toussaint-Samson, Uma Parisiense no Brasil. As notas da escritora francesa são uma das fontes de trabalho e inspiração do sociólogo. Interessa mostrar as tensões provocadas na recepção das ideias e práticas de escrita das viajantes oitocentistas. Ao focalizar a abordagem freyreana no manejo das fontes, o artigo reflete sobre a hipótese de um colonialismo de mão única da França para o Brasil, a exemplo da reeuropeização que toma os contatos e trocas transatlânticas tão somente como influências.

Keywords : Gilberto Freyre; Adèle Toussaint-Samson; circulação transatlântica; globalização da cultura; sociologia das viagens e das viajantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License