SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Shaping lives: negotiating and narrating memoriesEthnobiological research and ethnographic challenges in the “ecological era” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

LUTZ, Catherine. O mercado do amor ao carro numa época de medo: abordagem antropológica à vida emocional de um mundo de automóveis. Etnográfica [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.593-603. ISSN 0873-6561.

A vida emocional dos condutores e passageiros de automóveis nos Estados Unidos é complexa, sendo os afetos moldados pelo mercado, por um sistema de infraestruturas mais vasto, pela regulamentação, pelo risco e pelo lucro. A partir de uma pesquisa antropológica que envolveu condutores, compradores, promotores comerciais e pessoal de serviços de emergência, o texto identifica os contornos de uma economia política dos afetos relacionados com o automóvel nos Estados Unidos. Centra-se no encapsulamento emocional e no individualismo encorajados pela cultura automóvel, na reconfiguração do interior dos veículos como espaço político e comercial fortemente marcado pela emoção, e no medo do crime e dos acidentes que a promoção de mercado omite, mas do qual depende.

Keywords : automobilidade; emoções; economia política da mobilidade; encapsulamento; medo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License