SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Moldar vidas: negociação e narração de memóriasPesquisa etnobiológica e desafios etnográficos na “era ecológica” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Etnográfica

versión impresa ISSN 0873-6561

Resumen

LUTZ, Catherine. O mercado do amor ao carro numa época de medo: abordagem antropológica à vida emocional de um mundo de automóveis. Etnográfica [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.593-603. ISSN 0873-6561.

A vida emocional dos condutores e passageiros de automóveis nos Estados Unidos é complexa, sendo os afetos moldados pelo mercado, por um sistema de infraestruturas mais vasto, pela regulamentação, pelo risco e pelo lucro. A partir de uma pesquisa antropológica que envolveu condutores, compradores, promotores comerciais e pessoal de serviços de emergência, o texto identifica os contornos de uma economia política dos afetos relacionados com o automóvel nos Estados Unidos. Centra-se no encapsulamento emocional e no individualismo encorajados pela cultura automóvel, na reconfiguração do interior dos veículos como espaço político e comercial fortemente marcado pela emoção, e no medo do crime e dos acidentes que a promoção de mercado omite, mas do qual depende.

Palabras clave : automobilidade; emoções; economia política da mobilidade; encapsulamento; medo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons