Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Etnográfica
versión impresa ISSN 0873-6561
Resumen
LUTZ, Catherine. O mercado do amor ao carro numa época de medo: abordagem antropológica à vida emocional de um mundo de automóveis. Etnográfica [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.593-603. ISSN 0873-6561.
A vida emocional dos condutores e passageiros de automóveis nos Estados Unidos é complexa, sendo os afetos moldados pelo mercado, por um sistema de infraestruturas mais vasto, pela regulamentação, pelo risco e pelo lucro. A partir de uma pesquisa antropológica que envolveu condutores, compradores, promotores comerciais e pessoal de serviços de emergência, o texto identifica os contornos de uma economia política dos afetos relacionados com o automóvel nos Estados Unidos. Centra-se no encapsulamento emocional e no individualismo encorajados pela cultura automóvel, na reconfiguração do interior dos veículos como espaço político e comercial fortemente marcado pela emoção, e no medo do crime e dos acidentes que a promoção de mercado omite, mas do qual depende.
Palabras clave : automobilidade; emoções; economia política da mobilidade; encapsulamento; medo.