SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Senses of consumption and symbolic boundaries: an ethnography of low-income groups in a township of the greater São Paulo, BrazilMade of seed and stone: affection and categorization in an ethnography in Amazonia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Abstract

SILVA, Regina Coeli Machado e. Do Ipê Roxo na Cidade Nova: experiência etnográfica e aprendizagem situada. Etnográfica [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.119-142. ISSN 0873-6561.

Apresentar reflexões de uma experiência etnográfica centrada em aprendizagens ocorridas por um engajamento assumido em conjunto entre pesquisadores universitários, professores de ensino fundamental e médio, crianças, adolescentes e pais em uma escola pública de Foz do Iguaçu é o objetivo deste artigo. Os dados etnográficos foram construídos durante um programa desenvolvido na escola e mostram que, embora demandada por gestores das políticas educacionais públicas nacionais, essa experiência abriu condições de reflexividade em nossas interações e trouxe implicações éticas, políticas e epistemológicas sobre a aprendizagem em contexto. Partindo da premissa de que a aprendizagem resulta de uma interação social que incorpora as desigualdades sociais e os processos classificatórios e que está embebida na prática, a pesquisa ligou intrinsecamente diversas atividades dos envolvidos, incluiu a escola e o bairro no tempo da memória e do vivido e evidenciou esses espaços como conquistas indissociáveis de um processo de luta simbólica e política em interação com a cidade.

Keywords : aprendizagem; etnografia escolar; antropologia e educação; escola; infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License